FO topo1Fudacao topo2Osorio topo3Rio de Janeiro topo4Fundacao Osorio topo5

Avisos


 Retorno às atividades presenciais, para o 3º ano do Ensino Médio, a partir de 14 de Outubro

Prezados pais, responsáveis e alunos

Com base no Plano de Retorno às Atividades Presenciais publicado neste site, informamos que a Fundação Osorio reiniciará as aulas presenciais para os alunos do 3° ano do Ensino Médio a partir de 14 de outubro, no horário de 7h30 às 12h.

Os alunos que estiverem incluídos em algum grupo de risco ou que as famílias optarem pelo não retorno às atividades presenciais, poderão acessar o material referente às atividades no Ambiente Virtual de aprendizagem (AVA).

Os alunos que comparecerem às atividades presenciais deverão observar as medidas de biossegurança previstas no Plano de Retorno citado, tais como:

- Trazer para a Escola mais de uma máscara na cor branca;

- Trazer para a Escola uma garrafa de água para uso individual;

- Observar os cuidados com a higienização frequente das mãos;

- Observar os cuidados com o distanciamento social, evitando abraços e aperto de mãos; e

- Evitar o compartilhamento de material de uso pessoal, como copos, garrafas e material escolar.

                                              FUNDAÇÃO OSORIO - FORMANDO HOJE O CIDADÃO DO AMANHÃ.


 Inscrições Fundação Osorio - 2021

Respaldada no Estatuto e no Regimento Interno da Fundação Osorio, a Direção da Escola torna público as novas “Instruções Reguladoras para Solicitação de Vagas na Fundação Osorio - 2021” com a finalidade de regular os procedimentos desse processo que se repete ao final de cada ano letivo.

A página eletrônica da Escola (www.fosorio.g12.br), anualmente, compartilha todas as informações necessárias aos interessados. No ano passado, após o encerramento das inscrições, registramos crescentes e continuados pedidos de vagas nos diferentes anos, números esses que muito nos orgulham, pois demonstram a confiança e o respeito que a sociedade deposita no trabalho que vem sendo desenvolvido pelos integrantes deste Estabelecimento de Ensino.

Entretanto, se essa grande procura de vagas caracteriza um aspecto positivo e merece ser destacado, preocupa-nos bastante a frustração daqueles que não serão atendidos, principalmente este ano, por conta de todas as alterações impostas pelas circunstâncias. Além disso, a grande maioria das pessoas desconhece as peculiaridades da Escola, cujo principal “portão de entrada” é o 1º ano do Ensino Fundamental.

Este ano, devido à especial situação criada pela pandemia do “Coronavírus”, e pela necessidade de recuperação escolar e de remanejamento de Unidades Didáticas, as vagas de todos os outros anos escolares não deverão ser disponibilizadas.

Cabe destacar que é essencial ao atual funcionamento da Escola o fiel cumprimento dos ”acordos de parceria” estabelecidos oficialmente com o EB (Exército Brasileiro), PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) e CBMERJ (Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro), instituições onde a administração escolar vai buscar reforços para completar os inúmeros claros de pessoal existentes tanto na atividade-fim como na atividade-meio.

Todos estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados, mas também temos plena consciência de que é preciso melhorar sempre. Dentro deste contexto, cresce de importância a participação de pais/responsáveis, da APAFO, ex-alunos, parceiros e colaboradores, no crescente esforço de ajudar e apoiar a nossa Escola. Temos a certeza de que contaremos, desde já, com a compreensão e com o apoio de todos os que nos procuram.

Ao encerrar, esperamos que aportes em benefício do alunado da Fundação, que podem ser materializados por intermédio(APAFO, Z-40, L-29 ou GRU), aumentem tão significativamente quanto crescem as solicitações por vagas nos últimos anos.

A Direção

Clique aqui para visualizar as "Instruções Reguladoras".

 Boletim Escolar do 1° Segmento do Ensino Fundamental

O Boletim Escolar do 1° Segmento do Ensino Fundamental, relativo ao 1° bimestre, será divulgado, aqui na página eletrônica da Escola, a partir do dia 29 de setembro.


 Estágio para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio

Em virtude da pandemia do Covid-19, o estágio supervisionado para alunos do 3° ano do Ensino Médio no ano de 2020 será conduzido da seguinte forma:

- os alunos deverão participar de minicursos ou palestras, na área de administração, indicados pelos professores do Curso Técnico de Administração da Fundação Osorio;

- a participação em minicursos ou palestras deverá ter a periodicidade de uma atividade dessas ao mês;

- os alunos deverão apresentar, na secretaria escolar, os respectivos certificados de conclusão dos minicursos ou palestras.


 Aulas online para o Ensino Médio

Em virtude das incertezas em relação ao retorno das aulas presenciais, e baseada nas instruções recebidas, que trata dos cursos do EM/profissionalizante, a Divisão de Ensino decidiu ampliar o sistema de aulas online para esse segmento.

As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 10:00 hs e de 11:00 às 13:00 hs, na plataforma de videoconferência Google Meet.

Solicitamos aos senhores pais, responsáveis e alunos que não deixem de consultar a agenda de atividades pedagógicas do Ensino Médio que se encontra disponível no site da Fundação, em Divisão de Ensino, agenda de atividades pedagógicas (1, 2 e 3 ano do EM), para conhecimento das aulas.


 Férias Escolares

Conforme calendário escolar, os alunos estarão em recesso escolar de 17 de julho a 02 de agosto.

O presente ano letivo, pela sua especificidade causada pela pandemia, nos apresentou novas situações no processo ensino-aprendizagem que desafiou a capacidade de alunos e professores de vencê-lo minimizando o prejuízo ao final do curso, e criando condições para a sua continuidade no ano letivo seguinte. A principal delas, sem dúvidas, a dificuldade na utilização de uma ferramenta de ensino não usual pela maioria de docentes e discentes.

A par dessa dificuldade e de outras, à Direção da escola cumpre enaltecer o esforço e a boa vontade de todos os envolvidos na busca do sucesso até o momento. Em contrapartida, os procedimentos de ensino à distância não podem sofrer solução de continuidade, com o recesso escolar dos alunos, sob pena de colocarmos em risco as conquistas já alcançadas.

Em vista do exposto conclamamos aos nossos alunos continuar a realizar as atividades escolares propostas pelos professores no período de recesso escolar.


 Busca do Tempo Perdido

O momento é de isolamento social motivado por grave crise de saúde pública. Estamos em casa, mas não estamos de férias. Professores e alunos dedicam-se fortemente as suas responsabilidades de ensinar e aprender.

Lamentavelmente, nem todos os alunos estão levando a sério suas responsabilidades, nestes tempos tão difíceis. Poucos foram os alunos que acessaram todas as disciplinas do 2º segmento do Ensino Fundamental, na plataforma digital da escola. Em termos percentuais, os acessos à plataforma digital foram na ordem de 19,5% dos alunos do 6º ano, 24,7% do 7º ano, 09,2% do 8º ano e 28,2% do 9º ano. Muito pequeno.

Levantamento efetuado pela Escola indicou que elevado número de alunos não acessou as plataformas digitais, não realizou e não enviou as tarefas solicitadas por seus professores. Em boa hora, o Serviço de Orientação Educacional contatou responsáveis e alunos, ação que favoreceu um melhor desempenho destes últimos nas Avaliações Periódicas. Entretanto, estamos em pleno 2º bimestre escolar com toda carga de trabalho e estudo que ele demanda e pesquisa mais recente constatou que o antigo comportamento de desinteresse está de volta e, portanto, é oportuno lembrar que exercícios e acessos à plataforma também são pontuados, não apenas as Avaliações Periódicas.

Finalmente, lembramos que a busca pelo tempo perdido é sofrida e incerta. Aproveitem o tempo e as oportunidades que a Fundação Osório oferece a todos, neste momento de grande provação coletiva.


 NORMAS EXTRAORDINÁRIAS DE PROCEDIMENTOS NA FO

A Direção da Escola está acompanhando o desenrolar dos acontecimentos, tendo lido e tomado conhecimento das recomendações oficiais do Ministério da Saúde, das orientações do Ministério da Defesa, MEC, Comando do Exército, Departamento de Educação e Cultura do Exército, além de ter estabelecido contato pessoal com o Diretor da Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial.

Resolve:

- publicar em Boletim OficiaI a Portaria Normativa do Ministério da Defesa relativa ao assunto;

- suspender as aulas da escola até 3 de abril;

- reunir os coordenadores de disciplina e professores voluntários para organizar, com o aval da Divisço de Ensino, orientações de estudo para serem repassadas aos alunos, nos diferentes segmentos e Ensino Médio/Profissionalizante, a fim de minimizar os problemas causados pela interrupção das aulas;

- solicitar à Divisão de Ensino proponha, oportunamente e se for o caso, as alterações a serem inseridas no Plano Geral de Ensino da escola e também na avaliaçço escolar;

- solicitar ao Coordenador Técnico que analise e proponha uma alternativa para não comprometer o fluxo de documentos e protocolos, interrompendo temporariamente a implantação do protocolo eletrônico de documentos (SPED);

- solicitar ao Coordenador Técnico que estabeleça as medidas extraordinárias para restringir ao máximo os deslocamentos de pessoal na escola, mantendo efetivo mínimo e necessário apenas para as funções essenciais: segurança, saúde, pagamentos, tecnólogia da informação, etc.

- recomendar ao Ordenador de Despesas que, respeitando a legislação em vigor, busque soluções negociadas com as empresas terceirizadas prestadoras de serviços e com as empresas contratadas que no momento executam trabalhos na Escola, a fim de enfrentar este momento de crise;

- implementar com o auxílio do Chefe da Seção de Tecnologia da Informação práticas de trabalhos em casa, "home office", principalmente para os integrantes da escola que estço em grupos de risco;

- determinar que a Secço de Comunicação Social, auxiliada pelo Setor de Recursos Humanos e Seção de Saúde, tomem as providências necessárias de apoio, preventivas, de informação e de registros nos casos confirmados de coronavírus entre quaisquer das pessoas que conosco trabalham.


 CORONA VÍRUS - Recomendações

Font: Com Soc HCE

 

 AVISO - ACESSO A FUNDAÇÃO

Devido à continuação das obras de acessibilidade na Fundação Osorio o trânsito de carros e pedestres sofrerá as seguintes alterações:

Na semana de 3 a 7 de fevereiro os alunos entrarão pelo portão histórico e sairão pelo portão lateral próximo ao auditório. Veículos deverão entrar e sair pelo portão principal que estará com o acesso em meia pista.

Na semana de 10 a 14 de fevereiro os alunos deverão entrar e sair pelo portão principal e os veículos entrarão e sairão pelo portão histórico.


 Sorteio de vaga para o 1º ano do ensino Fundamental

Tendo em vista que a responsável por um dos candidatos sorteado no dia 03 de dezembro de 2019 para o 1º ano do Ensino Fundamental desistiu de sua vaga, consequentemente a Fundação Osorio sorteará 01 (uma) e somente 01 (uma) vaga durante a reunião do seu Conselho Deliberativo no dia 10/12/2019, às 06h20min.

O sorteio será transmitido ao vivo pelo Facebook (www.facebook.com/fundacaoosoriorj)


 Matrícula dos Sorteados

Cumprindo o calendário da “Instrução Reguladora para solicitação de vagas na Fundação Osorio – 2020” foi realizado o sorteio previsto no dia 3 de dezembro, às 08:00h, no auditório da escola, conduzido pelo Cel Souza Oliveira.

A mesa foi composta pelo Chefe da Divisão de Ensino, professora Sueli; pelo secretário, professor Alfredo; por duas alunas de “Legião de Honra” e por um pai e uma mãe voluntários, presentes. O evento foi bastante concorrido e transcorreu em clima de muita transparência. Não se podia evitar, no entanto, que a ansiedade e o nervosismo estivessem presentes nos semblantes de todos os que torciam por um resultado positivo.

Foram sorteados os seguintes candidatos (as):

NOME
ARTHUR HENRIQUE GONÇALVES TIBERTO
NICOLAS MIGUEL SOUSA DA SILVA
JORGE GABRIEL GUIMARÃES CARDOZO
GIOVANNA TESSIER
SOPHIA FRENSCH PEREIRA DE OLIVEIRA
ISAAC QUINTILIANO DOS SANTOS
MICHELLE MARTINS DE SOUZA LIMA
BENJAMIN COUTINHO MIGUEZ
SOPHIA ARAGÃO GOMES BARACHO
MIGUEL RICHARD DI FRANCO DOS SANTOS
ISABEL ALMEIDA DO NASCIMENTO
EDUARDA FERREIRA BRACONY
VINICIUS OLIVEIRA CARVALHO
EMILLY DE SOUZA PEREIRA
RONALD VICTOR FERNANDES DE CAMPOS
BEATRIZ DE PINHO GARCIA
RAMON SANTOS VALADARES
YARA LOUREIRO FARINON
MARIA LUIZA DEIRO DE OLIVEIRA MEDINA

A secretaria escolar aguarda os pais/responsáveis dos sorteados, na escola, munidos da documentação comprobatória, para efetivação da matrícula no período de 09 a 13 de dezembro de 2019.


 Projeto Caridade o Ano Inteiro

 

 A APAFO

A Associação de Pais de Alunos da Fundação Osorio é uma organização civil, sem fins lucrativos, orientada para diversos objetivos, entre tantos os de apoiar a escola e seus alunos, direta e indiretamente, na busca do "sucesso escolar".

A atual diretoria da APAFO vem desenvolvendo um excelente trabalho e cabe registrar o envolvimento dessas pessoas no esforço de melhora contínua de nossas instalações. Como exemplo, podemos citar:

- a aquisição de um software para apoio à Divisão de Ensino;

- o complementar apoio na compra de armários para alunos;

- a doação de ventiladores para salas de aula;

- o encaminhamento de peças de uniforme para alunos carentes;

- a ajuda na aquisição de brindes/medalhas escolares;

- a colaboração com a Seção de Manutenção, com suprimentos de pronto emprego (emergência, rabichos, torneiras, reparos e etc); e,

- o apoio incondicional à Divisão Administrativa.

Em contrapartida, a Fundação, tem repassado à APAFO o gerenciamento de eventos internos, congraçamento, além de permitir que o trabalho dos pais possa acontecer dentro da própria escola.

Esta comunhão de esforços orientada para a melhoria da escola e do bem-estar de nossos alunos, pode crescer bastante, quando pudermos contar com uma maciça adesão de todos os envolvidos.

Pense nisso. Faça a sua parte. Colabore.

Faça hoje mesmo o seu cadastramento, venha reforçar o grupo de pais/responsáveis que está trabalhando.


 Solidariedade

Em momentos de rara inspiração os integrantes da Fundação Osorio optaram por incluir a "SOLIDARIEDADE" entre os princípios que cultuamos no dia-a-dia de nossas atividades.

Ela representa a consciência que temos da interdependência que existe entre qualquer um de nós e nossos semelhantes. A solidariedade passa pela empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro, mas ela vai além, consiste na preocupação com a situação alheia e na tomada de posição para minimizar o sofrimento do outro.

Aqui na escola, recentemente, saímos do campo das divagações, das especulações, do sentimentalismo e partimos para a prática. Diante de uma real necessidade, de uma doença, motivo de grande aflição de um de nossos integrantes, um grupo de alunos se apresentou voluntariamente e foram ao "Hemorio" fazendo doações de sangue, ajudando a minorar o sofrimento de outras pessoas.

A espontaneidade desses alunos mostra como está internalizada a solidariedade entre nós. A decisão tomada, coincidentemente, ocorreu no entorno do dia "14 de junho", data em que se comemora o "dia mundial do doador de sangue".


 Trânsito e estacionamento

Por ocasião da chegada e saída dos alunos na Fundação Osorio o trânsito nas imediações da escola fica muito complicado. O número de veículos é grande, a rua é estreita e as áreas de manobra são poucas. Muitas foram as iniciativas tomadas por nós para minorar esses problemas nessas situações, observamos que eles diminuíram, mas não estão totalmente resolvidos, portanto, solicitamos:

- diminuir sempre a velocidade;

- muita atenção ao estacionar;

- não estacionar na frente dos portões e entradas;

- atender às solicitações dos “orientadores de trânsito”;

- respeitar os direitos dos outros; e

- sempre agir com educação.

                                                                                                                            Muito Obrigado

                                                                                                                            A Direção


 Horário de saída dos alunos nas sextas-feiras

As sextas-feiras, a saída dos alunos será às 12h45, após a Formatura.

A Direção


 Prazo do uniforme para os alunos
ATENÇÃO

O PRAZO PARA OS NOVOS ALUNOS ESTAREM UNIFORMIZADOS (ENXOVAL COMPLETO) E OS ALUNOS ANTIGOS, COM AS PEÇAS EM MAU ESTADO SUBSTITUÍDAS (INCLUSIVE O AGASALHO) E AS PEÇAS EM DESACORDO COM OS PADRÕES DA FUNDAÇÃO ACERTADAS, SERÁ ATÉ O DIA 13 DE MARÇO DE 2019.


 APAFO

A Associação de Pais de Alunos da Fundação Osorio (APAFO) está funcionando normalmente. A equipe que, atualmente, coordena as atividades da “associação de pais” precisa de voluntários para apoiar a escola durante todo ano letivo.

Informe-se!

Apresente-se!

Você já fez o seu cadastro? Está em dia com suas mensalidades?

Lembramos que o esforço para a adesão de pais/responsáveis é continuado. Precisamos da colaboração efetiva de todos os que tenham seus filhos matriculados na Fundação Osorio.

                                                                                                                                                                             APAFO




FO rodape1Fundacao rodape2Osorio rodape3Rio de Janeiro rodape4RJ rodape5