FO topo1Fudacao topo2Osorio topo3Rio de Janeiro topo4Fundacao Osorio topo5

Acontecimentos


 Despedida da professora Ana Luiza

Neste mês de setembro, a professora Ana Luiza Rebello Távora se despediu da Fundação Osorio, por motivo de sua aposentaria, após quatro décadas de muitos desafios, aprendizagens, conhecimentos adquiridos e uma relação de amor com seus alunos.

No evento, a Direção da escola destacou o longo período de vida dedicado pela professora ao ensino desta casa, pondo em prática seus conhecimentos, lecionando Ciências Físicas e Biológicas e trabalhando como coordenadora do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio/ Profissionalizante, junto a jovens os quais pôde orientar e onde ficou conhecida pela competência, comprometimento e incrível capacidade agregadora e pacificadora.

Na oportunidade a professora agradeceu o apoio e o carinho de todos e falou da satisfação de ter trabalhado, por todos esses anos, nesta escola.




 Momento Cívico: "Independência do Brasil

Palavras do Presidente da Fundação Osorio

"Salve lindo pendão da esperança"

"Salve símbolo augusto da paz"

Orgulhosamente, içamos hoje em nossa escola a bandeira nacional, a bandeira verde amarela do Brasil.

Cantamos o hino nacional nesta manhã de festa com o objetivo de mostrar o importante significado desta comemoração. Este ato cívico pretende destacar neste primeiro dia do mês, o quão é importante este "7 de setembro". Não é uma simples lembrança de uma data histórica, são os 200 anos de independência da altiva nação brasileira, mantida até hoje livre e soberana por nossos antepassados.

Queira Deus que assim seja por muitos e muitos anos.

Salve! Salve Pátria amada Brasil!

É preciso pensar bastante no significado desta data, principalmente agora quando alguns mais desligados insistem em considerar "bizarras", "anacrônicas" e "ultrapassadas" as comemorações cívicas representativas da formação de nossa nacionalidade.

"Não se vive de tradição, mas não se vive sem ela."

Os fatos históricos e os protagonistas da evolução política e social de um país sempre devem ser lembrados e sempre devem ser cultuados. As influências ou consequências da independência dos EUA, em 1776, e da revolução francesa, em 1789, aceleraram o rompimento do vínculo do Brasil com Portugal. Na América espanhola, as lideranças de Simon Bolivar e de San Martin foram determinantes no processo da independência brasileira e merecem ser pesquisadas e estudadas. No Brasil, as ações de José Bonifácio e o papel de D Pedro I não devem se restringir aos bancos escolares. A biografia, a atuação desses homens têm que ser conhecidas e difundidas. Da análise dos feitos e das decisões tomadas pelos que nos antecederam nasce a certeza sobre os acertos e as estratégias nas decisões futuras. O estudo da História existe para que evitemos cometer, hoje e mais a frente, os erros do passado.

"Brava gente brasileira" é preciso entender o significado das palavras para atender ao alerta dos mais antigos, dos mestres e dos professores. Não se pode errar quando estão em jogo os destinos do nosso país. Os antecedentes e as decisões em torno do 7 de setembro de 1822 devem ser motivo de muita reflexão.

Crenças e valores tão difundidos por nós não podem ser ameaçados. Tal qual no passado, o anseio por liberdade, a consciência patriótica, o amor ao Brasil foram valores que impulsionaram o processo de emancipação política de países como o nosso e que devem servir de exemplo para a solução dos problemas que nos afligem nessa caminhada em busca de crescimento e de maiores oportunidades para o povo brasileiro.

Nunca esqueçamos dos próceres de nossa independência, dos que não mediram esforços diante dos desafios da garantia de nossa liberdade. Uma nação sem heróis é uma nação sem exemplos, é uma nação sem referências.

Parabéns Brasil!

Parabéns Brasileiro!

 

Luiz Sérgio Melucci Salgueiro

Presidente e Diretor de Ensino




 Criatividade

Viver o bicentenário de nossa independência permite que exploremos a nossa criatividade e vibremos com este momento cívico, com orgulho e amor ao Brasil.

Registramos com muita alegria a criação artística da Professora Lílian que montou um painel, construído numa parede vertical, utilizando copos descartáveis, pintados com as cores da Bandeira do Brasil.


Parabéns a todos!


Viva o Brasil!




 Campeonato de Xadrex

Durante a Semana da Pátria, a Fundação Osorio realizou o “Torneio de Xadrez – Bicentenário da Independência do Brasil.” A competição foi dividida em três categorias: 1°Segmento do Ensino Fundamental (3°ao 5°anos); 2°Segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O evento contou com oito participantes em cada categoria e movimentou o horário do recreio escolar com a presença de grande público e calorosa torcida. Na sexta-feira, dia 9 de setembro, aconteceram às finais do torneio com os seguintes resultados:


- 1°Segmento do Ensino Fundamental

1°Lugar – Aluno Wiliam Walace dos Santos Azevedo – Turma 141 (campeão da categoria)

2°Lugar – Aluno Miguel Ribeiro de Amorim – Turma 141

3°Lugar – Aluna Nicoli Gabrielli Matias Santos – Turma 142


- 2°Segmento do Ensino Fundamental

1°Lugar – Aluna Gabriela Medeiros de Macedo Castro – Turma 172 (campeão da categoria)

2°Lugar – Aluno Isaque Infante Knauer – Turma 164

3°Lugar – Aluna Michelle Bugim Alves do Nascimento – Turma 183


- Ensino Médio

1°Lugar – Aluno Pietro da Silva Gomes – Turma 211 (campeão da categoria)

2°Lugar – Aluna Isabelle Fernandes Ribeiro – Turma 233

3°Lugar – Aluno Caio Souza Freitas – Turma 211





 Promoção de Oficiais

No último dia 31 de agosto foram promovidos a 2º Ten os seguintes oficiais: o Ten Moacir, professor de TI; a Ten Carolina Andrade, professora do 1º Seg do Ensino Fundamental; o Ten Dos Anjos, da Auditoria Interna e o Ten Abrahão, médico da Fundação.

Reunidos no Salão de Honra, os companheiros foram abraçados pelos integrantes da escola e receberam as insígnias do novo posto.




 Despedida da Professora Simone Greco

No dia 30 de agosto a Professora Simone Greco do Espírito Santo Jorge se despediu da Fundação Osorio, por motivo de sua aposentadoria, após mais de 22 anos de intensa dedicação ao ensino de Literatura aos alunos de nossa Escola.

Na oportunidade, a presidência da Fundação destacou o sucesso alcançado pela professora Simone Greco, que inspirava suas aulas nas criações dos principais autores brasileiros e, de forma dinâmica, aproveitando os belos recantos naturais de nossa escola, motivava os alunos a buscarem conhecimento e prazer na leitura.

Em suas palavras de despedida a Professora Simone Greco agradeceu a todos que a apoiaram e manifestou a satisfação e o orgulho do trabalho que pode realizar na Fundação Osorio.




 Reunião do Conselho Deliberativo

No dia 30 de agosto de 2022, em cumprimento ao Regimento Interno, a Fundação Osorio reuniu o seu Conselho Deliberativo para tratar dos assuntos administrativos e de ensino que se destacaram no período.

Dentre os temas abordados foi relatado o esforço da escola, utilizando todo tempo disponível, na recuperação dos alunos, neste período pós-pandemia, para a obtenção do sucesso escolar.

Outro tema relevante foi a transformação da Associação de Pais da Fundação Osorio (APAFO) em entidade consignatária, o que trará um benefício valioso para escola, a partir das contribuições através do novo código autorizado, a ZRL.

Em clima de confraternização os conselheiros acompanharam os integrantes da escola nas diversas apresentações e, também, tomaram conhecimento de todos o eventos comemorativos do Bicentenário de nossa Independência.




 Visita do Instituto Combustível Legal

Estiveram visitando a Fundação Osorio, no último dia 29 de agosto, integrantes do "Instituto Combustível Legal", liderados pelo Gen Ex Guilherme Carls Theóphilo Gaspar de Oliveira. A comitiva esteve em diversas salas de aula e tomou conhecimento das principais atividades deste ano, da missão da Fundação e das atuais condições da escola para cumprimento desta missão. Ao final do dia, após um almoço de confraternização, o ICL expressou o seu entusiasmo com os trabalhos em curso e prometeu ajudar a FO de alguma forma.




 Visita à Reserva Biológica do Tinguá

No último dia 23 agosto, os alunos do 3° ano do curso de Meio Ambiente realizaram uma visita técnica à Reserva Biológica do Tinguá, localizada no município de Nova Iguaçu. O propósito da visita era oportunizar um contato com esse modelo de unidade de conservação (UC) federal, uma vez que eles cursam a disciplina de Gestão de Unidades de Conservação dentro da sua grade curricular. Na visita, a analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Gisele, a Técnica ambiental, Thaís, e a Turismóloga, Juliana, nos conduziram a uma das trilhas, onde foi possível aprender mais sobre a história de criação daquela unidade e a importância do seu entorno, bem como gestão democrática e manejo de conflitos. De forma complementar ao objetivo da visita, os presentes aprenderam um pouco mais sobre as 31 áreas de captação de água da companhia águas do Rio, que são realizadas dentro da Reserva Biológica do Tinguá. A visita técnica é extremamente relevante para os alunos, uma vez que os permite vivenciar na prática a dinâmica e organização dos espaços que são pertinentes à sua formação profissional.




 Visita institucional do DECEx

Uma comitiva do Departamento de Educação e Cultura do Exército - DECEx, chefiada pelo Gen Ex Flavio Marcus LANCIA Barbosa, esteve na Fundação Osorio, no dia 16 de agosto, conhecendo a escola, suas potencialidades, seus problemas e limitações. Na oportunidade, depois de uma apresentação formal do nosso pessoal, foi realizada uma palestra pelo Presidente, Cel Salgueiro, onde foram apresentados em detalhes todos os aspectos relativos à parceria existente entre as duas instituições: Exército Brasileiro x Fundação Osorio.

Na sequência todos os ilustres visitantes conheceram as nossas instalações, conversaram com os nossos professores, inspetores e alunos, travando contato direto com o nosso público interno, obtendo um retrato real do trabalho educacional aqui desenvolvido.

Das conversas, surgiram possibilidades de ajuda, de intercâmbio e de interação. A visita se encerrou na hora do almoço, com a promessa de total apoio e cooperação do DECEx à Fundação.



Clique aqui para assistir ao vídeo da visita.


 Visita à AMAN

Uma comitiva de alunos do Ensino Médio da Fundação Osorio visitou a Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN no último dia 19 de julho, aproveitando o recesso escolar e dando continuidade ao Programa de Orientação Vocacional desenvolvido pela Divisão de Ensino.

A delegação da escola foi cordialmente recepcionada pela Seção de Comunicação Social, depois conheceram todas as dependências da Academia e tomaram conhecimento das principais atividades desenvolvidas naquele estabelecimento de ensino. Diversos esclarecimentos sobre as condições de ingresso e sobre a carreira militar foram passadas aos nossos alunos, que saíram encantados com a visita e com a oportunidade única de conhecer a AMAN.

Nossa escola registrou um especial agradecimento à AMAN, à DESMIL e ao DECEx pelas facilidades e apoio colocados à nossa disposição.




 Festa Junina

Após dois anos, a Fundação Osorio, com o apoio da APAFO, realizou no dia 09 de julho a sua tradicional Festa Junina. O evento constou de apresentação cultural das turmas de aula, exibindo danças e músicas típicas. A participação maciça de pais e alunos foi fundamental para o sucesso da festividade.




 Jogos da Amizade

Os “Jogos da Amizade” são competições esportivas realizadas, anualmente, reunindo todos os Colégios Militares do Sistema Colégio Militar do Brasil.

Este ano, os jogos na sua XIV edição foram realizados em Curitiba-PR, sendo o Colégio Militar de Curitiba (CMC), o destacado anfitrião de todas as delegações. A competição em 2022 contou com cerca de 1500 alunos que disputaram diversas modalidades esportivas, masculinas e femininas, além de participarem do famoso show “ZunZaraVoice”, um verdadeiro espetáculo artístico-cultural. A Fundação Osorio, novamente convidada pela DEPA, participou do evento com uma pequena equipe de 18 (dezoito) atletas, um professor de educação física e três inspetores do Corpo de Alunos.

Apesar de uma representação com poucos atletas, nossa escola se saiu muito bem conquistando duas medalhas no judô: uma de ouro com a aluna Maria Clara Santiago e uma outra de bronze com o aluno Gabriel Caruso. Na natação a atleta Kelly Proença ganhou duas medalhas, uma de prata e uma de bronze nas provas disputadas no Paraná.

Esperamos que esses destacados alunos possam inspirar seus colegas, incentivando os professores na busca de novos talentos, valorizando o esforço individual e o trabalho das equipes na preparação e no aprimoramento técnico. Ou seja, que todos percebam que antecedendo o sucesso existe a dedicação, o desprendimento e o suor do treinamento.




 Visita do CCIEx

Recebendo a equipe do Centro de Controle Interno do Exército, na semana do dia 20 a 24 de junho, a escola apresentou aos integrantes do CCIEx os seus indicadores e os principais projetos e ações estratégicas previstos no seu Plano de Gestão.

Durante todos os dias, houve uma interação entre inspecionados e inspecionadores, com o objetivo específico de realizar uma busca conjunta de soluções que venham a agregar valores aos processos desenvolvidos por este estabelecimento de ensino. Conversas, sugestões e críticas foram de grande valia na melhoria contínua da Fundação Osorio.



 Eleições na APAFO

Um esforço muito grande para apoiar a APAFO tem sido dispensado pela Direção da escola. As vitórias e os objetivos alcançados pela Associação de Pais de alunos e Amigos da Fundação Osorio devem ser lembrados e comemorados por todos nós. Recentemente, vimos o reconhecimento da Associação como entidade consignatária do EB, onde os descontos por parte de militares do Exército, serão formalizados em seus contracheques.

Nos controles da atual Diretoria já se percebe um crescente número de contribuições, principalmente entre o público interno, onde essa disposição voluntária deveria ser encarada como uma obrigação. A Fundação Osorio não pode prescindir do apoio da APAFO e vê-la fortalecida é uma meta que tem que ser reforçada.

No final deste mês, duas chapas concorrerão às eleições previstas no Estatuto daquela Associação Civil. Estarão envolvidos nessa escolha todos os sócios efetivos, na condição de pais ou responsáveis legais de alunos regularmente matriculados, que estejam com as suas contribuições regularizadas. A participação de pais e responsáveis é ponto de honra. Criticar e reivindicar são práticas louváveis, mas o trabalho, a ajuda e o envolvimento com os encargos e obrigações da Associação devem ser priorizados. Participem !

A APAFO precisa de apoio, a ESCOLA precisa da APAFO.

Presidente de Honra - APAFO


 Semana do Meio Ambiente

"Comemorando a Semana do Meio Ambiente – 07 a 10 de junho – a Fundação Osorio teve a honra de receber, no dia 07 de junho, o professor Octavio dos Santos Gouveia Filho que brindou os alunos do Ensino Médio/Profissionalizante em Técnico em Meio Ambiente com palestra sobre Energias Renováveis , enfatizando a necessidade da formação de profissionais para atuarem no âmbito do desenvolvimento e aperfeiçoamento de fontes energéticas alternativas aos combustíveis fósseis."



 Olimpíada Brasileira de Matemática

Com muita satisfação, a Fundação Osorio compareceu à 1ª etapa da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), no dia 07 de junho com a participação de todos os alunos do 2° segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio/ Profissionalizante. Esta foi mais uma oportunidade de aferir os rumos da educação brasileira pós-pandemia.



 101 anos FO

Uma vibrante formatura foi o ponto alto das comemorações do 101° aniversário da Escola. Depois do culto aos símbolos nacionais foram entregues as medalhas "Fundação Osorio" às autoridades, parceiros e amigos que têm sempre colaborado com as atividades pedagógicas aqui desenvolvidas e que têm participado na solução de nossos problemas. Justo e merecido reconhecimento àqueles que nunca têm medido esforços para ajudar, qualquer que seja a situação. A solenidade se encerrou com um desfile do corpo de alunos, logo seguido da apresentação dos ex-alunos que aqui estiveram matando as saudades e nos prestigiando com suas presenças.

O Gen Ex Lancia, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército-DECEx, maior autoridade militar presente, foi acompanhado pelo Cmt da 1ª RM, Gen Baganha; do Gen Ribeiro Vice-chefe do DECEx e pelo Gen Alvarenga, Diretor da DEPA. Também estiveram presentes, o Professor Paulo Alcântara Gomes da CESGRANRIO, o Sub Prefeito do Rio de Janeiro, Sr Leonardo Leal Regis; o Pres do CRA-RJ, Sr Leocir Dal Pai e o Pe Alessandro Manoel dos Santos, Vice Reitor do Seminário São José. Representando os comandantes de OM no Rio de Janeiro, Cmt do BEsCom, Cel Cerqueira; o Cmt do 1° BPE, Cel Pacheco; o SCmt do CEP, Cel Guimarães Silva e o Cmt do 1° BG, TC Sanches.

As comemorações foram encerradas com uma apresentação de meninos e meninas do 1° Segmento do Ensino Fundamental, integrantes do coral e da banda de música da escola. A Profª Ana Cristina nos brindou com alguns números e emocionou a todos com o canto final, o Hino da Independência do Brasil.

Parabéns Fundação Osorio !



 Visita à Escola de Sargentos de Logística

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio da FO, cumprindo a programação prevista na V Feira Profissional, realizaram na semana passada uma visita à Escola de Sargentos de Logística (EsLog), situada na Vila Militar. A atividade permitiu que todos conhecessem aquela escola especializada em cursos técnicos militares do Exército, tais como: Intendência, Material Bélico, Música, Topografia, Manutenção de Comunicações e Saúde.

Além das explicações técnicas passadas aos nossos alunos, eles puderam manter contato com especialistas e professores sobre a história do Exército e o extenso trabalho desenvolvido na capacitação profissional de seus integrantes. A EsLog é um estabelecimento de ensino militar de excelência e mantém uma antiga parceria com a Fundação Osorio.



 Olimpíada Brasileira de Astronomia

A 25ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) deste ano, dia 20 de maio, teve novamente a participação voluntária de 50 alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e mais 30 alunos do Ensino Médio da nossa escola. A finalidade do evento foi despertar nos alunos interesses sobre a Astronomia e as consequências de seus fenômenos sobre a Terra e os seres humanos.

A OBA compreendeu uma avaliação de nível nacional com questões sobre as Ciências Físicas e Biológicas. Esperamos que brevemente, com a divulgação dos resultados, tenhamos representantes da Fundação na relação dos destaques. Esta foi mais uma das atividades desenvolvidas pelos nossos professores na busca do “sucesso escolar”.



 V Feira Profissional da Fundação Osorio

Escolher uma profissão é um dos grandes desafios que os jovens enfrentam ao ter que optar por um curso de graduação, por uma carreira a seguir é uma decisão difícil e bastante complicada. A escola sabe disso e tem procurado ajudar a todos, proporcionando algumas apresentações e pequenos debates, no sentido de trazer mais informações aos alunos nesses momentos de incertezas e de muitas indefinições.

Neste ano de 2022, "o ano da retomada", a Fundação planejou e executou, no dia 16 de maio, a sua "V Feira Profissional" para os alunos do Ensino Médio-EM. A principal finalidade da série de palestras nessa manhã foi de orientar esses alunos em suas futuras escolhas. A feira deste ano contou com a participação de 14 (quatorze profissionais) de diferentes áreas do mundo do trabalho. Todos os conferencistas trouxeram para os integrantes do 1º e 3º ano do EM suas experiências pessoais e profissionais, além de disponibilizarem aos mais interessados meios para uma comunicação mais direta caso dúvidas tenham que ser tiradas mais à frente.



 Entrega da Boina – 2022

Após dois anos realizando a cerimônia de “entrega das boinas” de forma simbólica, por meio de artifícios remotos, a Fundação Osorio voltou ao normal e na última sexta-feira, 13 de maio, fez a sua tradicional formatura com a presença de um grande público. Pais, mães, amigos e colaboradores aqui estiveram, vibrando com mais uma etapa vencida pela escola e pelos nossos alunos.

Na mesma solenidade foram homenageados com o diploma de “Amigo da Fundação Osorio” diversas autoridades e organizações que têm colaborado e apoiado a escola durante esses últimos anos.

As homenagens ao Gen Osorio também estiveram presentes. O cavalo tordilho, sem o cavaleiro, com a bota virada para a retaguarda e a espada do “Marques do Herval” presente nos arreios de sua montada foram os destaques durante a formatura.

Salve Osorio, “o Legendário”!




 Santa Catarina de Siena

Em 29 de abril de 2022, dia dedicado à Santa Catarina de Siena, foi celebrada, em nossa capela, uma missa em sua homenagem.

Santa Catarina de Siena foi uma das mulheres que marcaram profundamente a história da Igreja.



 Vacinação Antitetânica

A continuidade do programa "Saúde e Vida" levou a Direção da Escola novamente a planejar e a oferecer a dose de reforço da vacina antitetânica para todos os seus alunos, funcionários e colaboradores.

A campanha foi um sucesso, conseguindo a Seção de Saúde da Fundação Osorio vacinar mais de 300 (trezentas) pessoas nos dias 27 e 28 de abril. Vale lembrar que a vacina do tétano é importante para prevenir o desenvolvimento de sintomas da doença em crianças e adultos. Ela estimula o organismo a produzir anticorpos contra a doença, protegendo a todos contra possíveis infecções por esse microorganismo.

A prevenção é a maior arma contra as doenças.

Cuidem-se!


 Visita do Secretário de Economia e Finanças

Depois de confirmada a visita do Secretário de Economia e Finanças, General Sérgio da Costa Negraes para a tarde do dia 12 de abril, a Direção de Ensino da escola se preparou para receber toda a comitiva que o acompanhava, além de providenciar todas as informações solicitadas relativas ao controle, coordenação dos recursos orçamentários e às prestações de contas dos últimos meses da Fundação Osorio.

As atividades previstas seguiram fielmente o programa que havia sido ajustado preliminarmente. A Fundação Osorio viveu uma tarde de apresentações, demonstrações e, sobretudo, de muitas conversas sobre assuntos de interesse da escola. Algumas soluções foram encontradas e outros encaminhamentos foram providenciados. Mais uma vez, o Exército Brasileiro, ratificou o importante apoio que vem prestando a todos nós na consecução dos objetivos estratégicos da Fundação Osorio.

Durante esta tarde de visitas e troca de informações, acompanhavam o Gen Negraes, o Gen Enéas, Chefe do Centro de Controle Interno do Exército, o Gen Baganha, Comandante da 1ª Região Militar e o Gen Cordeiro, Chefe da Assessoria Especial de Orçamento e Finanças da Secretaria de Economia e Finanças. Estiveram, também, presentes representantes do Gabinete do Comandante do Exército (A3), do Departamento de Educação e Cultura do Exército, da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial, do Comando Militar do Leste e da "Região Marechal Hermes da Fonseca", que saíram da escola vivamente impressionados com o que viram e ouviram.

Esta foi mais uma oportunidade que tivemos para falar com entusiasmo do nosso trabalho e da excelente equipe que o desenvolve.

DONARE AD DOCENDUM!



 Reunião do Conselho Deliberativo

Cumprindo disposições do Estatuto da Fundação Osorio, foi reunido presencialmente no dia 22 de março, pela primeira vez este ano, o Conselho Deliberativo da escola. O encontro dos conselheiros foi realizado na sala da Seção Técnica da Divisão de Ensino para que todos os presentes conhecessem, de perto, uma das mais importantes seções ligadas ao processo ensino-aprendizagem de um estabelecimento de ensino.

A sequência das atividades seguiu o roteiro previsto, tendo sido aprovada a ata da reunião anterior, os últimos relatórios de prestação de contas referentes ao último quadrimestre de 2021 e o Relatório de Gestão-2021. Na reunião foi destacado pelo Presidente aos integrantes do conselho que devido às imposições da Lei 14.204 de 16 de setembro de 2021, tivemos que estudar e analisar as novas determinações, a fim de apresentar uma proposta de um novo estatuto para a Fundação, de uma nova estrutura organizacional, racionalizando os novos CCE e as FCE, novas denominações adotadas pelas organizações públicas.

Encerrando os trabalhos, foram apresentados pela professora Sueli assuntos específicos da Divisão de Ensino, enquanto o Cel Meirelles lembrava das principais preocupações da escola para cumprir a sua missão, com exatamente o mesmo orçamento dos últimos seis anos. Antes do encerramento dos trabalhos, o Cel Salgueiro apresentou o Plano de Atividades Anual_ PAA de 2022 e concluiu a reunião, agradecendo a presença de todos.



 Solenidade de início do ano letivo

A formatura escolar do dia 11 de março na Fundação Osorio marcou, simbolicamente, o início do nosso ano letivo. Nesta manhã comemorativa, pela primeira vez desde março de 2020, a escola reuniu todos os professores, funcionários, alunos e familiares numa solenidade onde foram apresentadas as boas vindas aos novos alunos matriculados no corrente ano. Em clima de festa e amor cívico o Corpo Discente marchou e cantou o Hino Nacional. O entusiasmo da plateia, o choro e a emoção demonstraram a vontade de todos em retornar à normalidade. Estamos cientes que algumas medidas preventivas ainda deverão permanecer em vigor, mas também estamos convictos que esta grave crise sanitária que afetou o mundo está quase superada.

No momento, Direção da Escola se preocupa em recuperar o tempo perdido e em criar as melhores oportunidades para que isso aconteça. A família presente, colaborando e participando, além de um estimulante apoio é um importante trunfo para o sucesso desse trabalho.



 Tempo findo, missão cumprida, "guerra ganha"

Cumprindo um preceito regulamentar, a Fundação Osorio fez as despedidas de 05 (cinco) profissionais que por diferentes motivos deixaram o nosso convívio. Uma bibliotecária, uma contadora, uma pedagoga e duas professoras. São claros que são abertos em nosso "quadro organizacional" de difícil recompletamento, pelo alto nível de competência dessas profissionais, assim como pela grande dificuldade enfrentada pela Direção em trazer novas pessoas para a escola.

As referências elogiosas lidas pelo nosso oficial de Relações Públicas por ocasião dessas despedidas, materializam a capacidade, a competência e o amor dessas pessoas pelo nosso estabelecimento de ensino. Ao abraçar cada uma delas, desejamos toda a sorte de felicidade no prosseguimento de suas jornadas.

Tempo findo, missão cumprida, "guerra ganha".


 Entrega de medalha e despedida

No dia 1º de fevereiro, em cerimônia realizada na Fundação Osorio, as Tenentes OTT Roberta de Carvalho Aguiar Pinheiro e Rafaela Parada Fernandes Rodrigues foram agraciadas com a Medalha Marechal Trompowsky, em reconhecimento à prestação de relevantes serviços ao Sistema de Educação e Cultura do Exército.

Na mesma solenidade a Tenente Roberta concluiu seu tempo de serviço ativo no Exército Brasileiro, recebendo as despedidas do Corpo Docente e de seus colegas de trabalho.



FO rodape1Fundacao rodape2Osorio rodape3Rio de Janeiro rodape4RJ rodape5