FO topo1Fudacao topo2Osorio topo3Rio de Janeiro topo4Fundacao Osorio topo5

Notícias


  Recuperação do “gerador do auditório”

A Fundação Osorio possui um gerador de energia elétrica, da marca HEIMER, Sielent,de 180 KVA, que foi adquirido no ano de 2000. O equipamento alimenta o sistema de refrigeração do Auditório, que é composto por 16 aparelhos de ar condicionado. Durante todos esses anos, o gerador entrou em operação em todas as ocasiões em que aquela dependência foi utilizada. Em fevereiro deste ano o equipamento entrou em pane, depois de um curto-circuito, sendo necessária uma rigorosa manutenção da parte mecânica, realizada pela própria equipe de serviços gerais da Fundação. Ato contínuo foi constatada a necessidade de reparação no sistema elétrico e do enrolamento do rotor que estava danificado.

Apesar das restrições orçamentárias e da necessidade de realizar uma despesa que não estava prevista no planejamento anual, a Administração priorizou a consecução dessa manutenção corretiva, principalmente por se tratar de um material essencial para a continuidade do uso daquele espaço no prosseguimento das aulas e apresentações escolares previstas. Dessa forma, foi providenciada a contratação de uma empresa especializada para realizar os serviços de recuperação, o que incluiu a retirada do gerador através de veículo com um guindaste e o seu transporte para uma oficina onde houvesse condições técnicas para a realização do reparo. Finalmente, no mês de abril, o gerador foi reinstalado e está novamente em condições de funcionamento, com o nosso auditório em plenas condições de uso. Foi concluída com êxito, mais uma manobra nos bastidores para manter a nossa escola sempre nas melhores condições.


  Visita ao Aterro Sanitário em Seropédica

Nos dias 17 e 24 de maio, foram realizadas visitas técnicas &agtrave; Central de Tratamento de Resíduos - CRT (Aterro Sanitário) da empresa Ciclus Ambiental, localizada em Seropédica (RJ). Nesta atividade, os alunos do 1º e 3º anos do curso técnico em meio ambiente tiveram a oportunidade de vivenciar as rotinas e procedimentos operacionais de um aterro sanitário bioenergético, instalado em uma área de cerda de 3 milhões de metros quadrados e que recebe diariamente um volume aproximado de 10 mil toneladas de resíduos sólidos de diversos municípios do Rio de Janeiro. O evento também contou com a presença e a orientação dos professores Paulo Sérgio (Gestão de Resíduos Sólidos), Carlos Augusto (Avaliação de Impactos Ambientais) e Maria Olívia (Química).


 Biblioteca na praça

Aproveitando uma ideia e objetivando deixar a escola cada vez mais bonita, a Divisão de Administração, por intermédio do Cel Renault, gerenciou mais uma melhoria em nossa infraestrutura: a Biblioteca na praça.

Utilizada como çrea de lazer e ponto de encontros, a praça principal da Fundação recebeu uma atenção especial com a recente inauguração dessa novidade, que aproveita um velho tronco de árvore, com nichos iluminados, onde estão sendo disponibilizados livros para uso do Corpo de Alunos.


  Estragos... vento e chuva forte

São os problemas do fim de semana.... problemas da administração da escola que nem sempre são percebidos.

Não é o primeiro nem será o último, mas envolvem tempo, pessoal especializado e dinheiro para os reparos. É assim nos telhados, na rede elétrica, nos cabos lógicos etc.



 Editorial da Revista Científica 2021

  • Clique aqui para Acessar o Editorial da Revista Científica
  • Clique aqui para Acessar a Revista Científica

 Visita do Comandante Geral da PMERJ

Recentemente empossado no cargo de Comandante Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, o Cel Luiz Henrique Marinho Pires, fez questão de visitar a nossa escola e aqui esteve na manhã do dia 7 de dezembro de 2021. Foi recebido pelo Presidente da Fundação Osorio e tomou conhecimento das peculiaridades do nosso estabelecimento de ensino e do trabalho realizado nos diferentes segmentos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A visita de cortesia dessa autoridade ratificou o acordo de parceria existente entre a FO e a PMERJ.



 Sorteio de vagas 1º ano do Ensino Fundamental - 2022

Em cumprimento à letra “d” do número 2, das Orientações Gerais das Instruções Reguladoras para Solicitação de Vagas na Fundação Osorio – 2022, foi realizado, no dia 7 de dezembro, às 08:00h, no Auditório Francisca Osorio Mascarenhas, o sorteio público das vagas destinadas ao 1º ano do Ensino Fundamental em 2022.

A presença de pais e mães ficou limitada à 100 (cem) responsáveis, a fim de atender às normas de segurança das autoridades sanitárias com relação à pandemia. Na oportunidade, alguns dos presentes foram convidados para integrar a comissão que realizou o sorteio.

Veja algumas imagens do encontro e confira a relação de contemplados:



 Visita à Brasília

Voltando à normalidade e acompanhando o intenso ritmo das ações neste final de ano, o Presidente da Fundação Osorio esteve em Brasília realizando contatos voltados para os interesses da escola. No Quartel General do Exército-QGEx reuniu-se representantes do Comando Logístico, com o Chefe do CPEx e com o Chefe do 6ª Subchefia do EME, Gen João Alberto, com quem tratou da difícil situação orçamentária que enfrentamos. Visitou também os elementos de ligação da Fundação, no QGEx, e, por último, cumprimentou o Gen Lancia, Vice-chefe do Estado Maior do Exército.

No Ministério da Defesa entregou a medalha Fundação Osorio ao Gen Braga Neto, parceiro e amigo de nosso estabelecimento de ensino desde a sua estada à frente do Comando Militar do Leste. Ainda no MD, visitou o Diretor de Pessoal do Ministério, tratando de aspectos relativos à mudança de estrutura organizacional da FO, praticamente imposta pela legislação vigente.

Encerrando a viagem, o Cel Salgueiro esteve com o Presidente da FHE-Poupex, agradecendo o apoio recebido na aquisição da estação de ginástica e alongamento, recentemente instalada no ginásio da escola.



 28 de Outubro – Dia do Servidor Público

                                                                        “Tudo o que já foi, é o começo do que vai vir”
                                                                                                           Guimarães Rosa

Os servidores públicos são todos aqueles que trabalham de forma integrada na incessante busca da excelência, da paz social e da soberania brasileira. A dedicação dessas pessoas é fundamentada na crença de que é possível transformar o País, diminuindo as dificuldades e ampliando as nossas riquezas, fortalecendo a nossa gente para encontrar soluções para os nossos problemas, enfrentar desafios e vencer as batalhas nessa caminhada com ordem para o progresso.


 O Novo Ensino Médio

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cuida da reformulação curricular, voltada para o Ensino Médio. Foi iniciada pelo Governo Federal em fevereiro de 2017. Tem caráter normativo e define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver para enfrentar o mercado de trabalho e/ou continuar seus estudos.

A BNCC, no Ensino Médio, é composta por Formação Geral Básica, com 1.800 horas de atividades, divididas em áreas do conhecimento, a saber:

- Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Arte e Educação Física);

- Matemática;

- Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia); e

- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).

À Formação Geral Básica seguem-se os Itinerários Formativos, com 1200 horas de atividades, e constituídos por Projeto de Vida, Disciplinas Eletivas por área do conhecimento e Itinerário de Aprofundamento, onde inclui a Formação Técnica.

Para cumprir essa determinação legal, a Fundação Osorio, sustentada por seus princípios, crenças e valores e preocupada em não baixar o seu nível educacional, iniciou no corrente ano, um meticuloso planejamento envolvendo todos os integrantes da Divisão de Ensino (Chefia, Supervisores, Coordenadores, Orientação Educacional e Professores) na busca das melhores alternativas para implementação das novas diretrizes do MEC. O planejamento se baseou no estabelecimento da estratégia de trabalho, na capacitação dos docentes e na reformulação da documentação de ensino necessária para encarar esse, que é um dos maiores desafios da educação brasileira.

Numa primeira fase, o objetivo da escola é concluir, até o dia 26 de novembro, o Plano de Sequência Didática (PSD), documento que norteará as competências e habilidades a serem trabalhadas no 1° ano do ensino médio, em 2022.

A Direção da Escola cumprimenta todos os que se envolveram, direta ou indiretamente nos trabalhos em curso, na certeza de que alcançaremos um excelente resultado e poderemos colher, futuramente, os louros dos esforços agora despendidos. Esta é uma boa idéia que não pode ser mal aproveitada.


 Dia do Professor - 15 de outubro

Uma escola é feita por gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece e se estima. O importante nesse ambiente é o respeito, a amizade, o amor. Todos somos especiais e todos contribuímos, para o crescimento da organização e dos nossos alunos. O professor, no entanto, tem um papel todo especial, pois as suas ações produzem e são responsáveis pelas principais mudanças nos alunos.

A doação do seu tempo, de sua energia imprime o ritmo do aprendizado e leva a crescentes transformações, gerando sempre fortes emoções. O professor é aquela pessoa que arrasta pelo exemplo e encoraja os seus discípulos a caminharem sozinhos, enfrentando e vencendo obstáculos.

                                    Um forte abraço aos companheiros de trabalho.

                                    Parabéns Professores da Fundação Osorio!



 Parceiro e amigo - CEASA - RJ

Em visita de cortesia, na manhã do dia 21 de setembro, o Presidente da Fundação Osorio esteve na Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (CEASA), no subúrbio Irajá- RJ, para agradecer ao Sr Diego, chefe do Banco de Alimentos, pelo apoio prestado à escola nos últimos anos. A doação de legumes, mesmo em pouca quantidade, tem auxiliado o setor de aprovisionamento nas merendas e refeições dadas aos alunos.

Parceiro e amigo que recebeu um abraço e um brinde da escola


 Segurança e Proteção ambiental

Instalada no interior de uma área de proteção ambiental, a escola tem se preocupado com a manutenção das espécies e com a preservação dos ecossistemas que nos circundam. Em todas as oportunidades, transmite aos seus alunos idéias ligadas ao tema, particularmente quando se dirige aos que freqüentam o “Curso Técnico de meio ambiente”. Já há algum tempo todos integrantes deste estabelecimento de ensino praticam e dão exemplos de boas práticas de preservação ambiental.

Ultimamente, com muito pesar, temos providenciado a poda de árvores no interior da escola. São árvores centenárias que foram destruídas por fungos e parasitas e têm comprometido a segurança de alunos, professores e funcionários.

Fica aqui o registro e o agradecimento à Divisão de Administração pela providência imediata, apesar da escassez de recursos hoje existente, dessa poda na principal área de passagem de pessoas.

                                                                                                                                                                 O Trabalho Continua!!


 Uma Nova Realidade

 Cápsula do Tempo, um veículo para nossa história

No dia 31 de maio de 2021, por ocasião das comemorações do centenário da Fundação Osorio, o presidente Luiz Sérgio Melucci Salgueiro, acompanhado por professores, funcionários e ilustres visitantes que prestigiavam o evento, lacrou a cápsula do tempo na histórica torre do sino da escola.

A cápsula do tempo foi uma ideia dos professores e já havia sido elaborada entre as crianças do primeiro segmento do Ensino Fundamental. Consiste em um cilindro de PVC, envolvido por um adesivo vinílico para resistir ao passar do tempo e às intempéries que porventura possa sofrer, mesmo em ambiente fechado.

Dentro da cápsula está contida uma pequena parcela representativa do momento em que vivemos, bem como as memórias mais relevantes da escola. São boletins, o selo e a medalha, feitos especialmente por ocasião da comemoração do centenário da escola, redações dos alunos vencedores do Prêmio Sapoti, vídeos institucionais, fotos, entre outros elementos de vários momentos que marcaram a vida escolar e administrativa da Fundação.

Nosso objetivo é que, daqui a exatamente 50 anos, em 2071, possa ser revelada aos integrantes do futuro – alunos, pais, professores e funcionários – nossa atual trajetória. Trajetória permeada de momentos alegres, de afinco trabalho e até mesmo de dificuldades, mas sempre vitoriosa, vivida pelos integrantes anteriores que mantiveram a Fundação Osorio viva, cumprindo seu dever com alto nível, independente do momento, para com a sociedade.

A cápsula do tempo é como um baú do tesouro, cujo bem precioso que guarda é a história de nossa instituição que se mistura a milhares de histórias individuais, sempre preparando o cidadão do amanhã e contribuindo inesquecivelmente para a formação básica de crianças e adolescentes.

 


 Feira Profissional - 2021

A Feira Profissional da Fundação Osorio - 2021 será realizada, de forma remota, nos dias 26, 27 e 28 de abril 2021. As restrições impostas pelas circunstâncias têm atrapalhado, mas não tem impedido o desenvolvimento das atividades previstas no Plano Geral de Ensino da Escola.

Palestrantes convidados participarão de uma roda de conversas com os alunos do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental, onde serão apresentadas peculiaridades das diferentes profissões hoje existentes no mercado. O objetivo do encontro on-line é proporcionar, aos alunos e aos participantes, informações que os orientem na tão almejada escolha profissional.

Clique aqui e veja a programação.

Todo o evento será transmitido pelas redes sociais. Assista em:

 DIA 
 HORÁRIO 
TEMA / PALESTRANTE / LINK YOUTUBE
26
13h
 Educação Financeira e Empreendedorismo - Bruno Musa 
https://www.youtube.com/watch?v=GyDCg7n4pOE
14h30
Administração - Raphael Monteiro
https://www.youtube.com/watch?v=xL7gxLrVM34
16h
Meio Ambiente - Emiliano Reis
https://www.youtube.com/watch?v=uwYV0UMQzDI
27
8h
 Exército - Ten. Mondego 
https://www.youtube.com/watch?v=1_jb0-1Df6k
9h30
Engenharia - Natália Meziat
https://www.youtube.com/watch?v=QXpaSDJnzAc
11h
Informática- Grazielle Alessa
https://www.youtube.com/watch?v=W4mS4gC3G3A
13h
 Marinha - Ten. Michaela 
https://www.youtube.com/watch?v=Ysu6J3mLKNI
14h30
Educação Física - Patrícia Couto
https://www.youtube.com/watch?v=Sazh9g10Sm0
16h
Auditoria Fiscal - Victorio Amoedo
https://www.youtube.com/watch?v=SRlWEY0cPlk
28
8h
 Psicologia - Claádia Defáveri 
https://www.youtube.com/watch?v=iuD-Jed3ELU
9h30
Cinema - Luiz Severiano Ribeiro Baez
https://www.youtube.com/watch?v=XGfQl2o9iIM
11h
Direito - Ataliba Dias Ramos
https://www.youtube.com/watch?v=pcYD3jx2cqg
13h
Corpo de Bombeiros - Maj Fabio
https://www.youtube.com/watch?v=0mjncCfvHOc
14h30
Medicina - Dr. Maurício Tostes
https://www.youtube.com/watch?v=Ezs0y6C5JF4
16h
 Perspectivas sobre o futuro no mercado de trabalho - André Lourenço da Silveira 
https://www.youtube.com/watch?v=O44lV_KaEAM

 

 Primeira reunião de Cons. Delib. em 2021

No último dia 30 de março, cumprindo uma obrigação estatutária, o Cel Salgueiro, Presidente da Fundação Osorio reuniu os membros do seu Conselho Deliberativo para apresentação dos balancetes referentes ao último uadrimestre do ano de 2020, documentos estes que foram integralmente aprovados pelos presentes e pelos conselheiros que, em casa, acompanhavam os trabalhos à distância.

Na mesma oportunidade foi discutido, criticado e aprovado o texto do "Relatório de Gestão-2020" de nossa escola, que será encaminhado ao CCIEx e dali ao Tribunal de Contas da União. É o desenrolar do trabalho da escola nas suas atividades-fim e nas partes administrativa, financeira e fiscal que prossegue e que é auditado contínua e permanentemente.

O presidente fez um resumo dos resultados obtidos, das atividades da escola, particularmente das relativas ao encerramento do ano passado e quanto às diretrizes baixadas para o reinício desse novo ano letivo. Destacou as implicações da crise sanitária nas atividades escolares e os prejuízos acumulados ao longo de todo esse período, apesar do esforço dos docentes e da administração para contornar os inúmeros problemas que são enfrentados no dia-a-dia da escola. Seguindo a agenda proposta a Profa Sueli e o Cel Meirelles fizeram breves comentários pertinentes às atividades em curso.

Antes de finalizar a reunião foram feitas diversas observações sobre as comemorações dos "Cem anos da Fundação" onde foi enfatizado que a comemoração será feita da forma que for possível, respeitando as restrições em vigor, mas de forma a marcar esta data tão importante para todos nós. Concluindo, o Presidente entregou a todos os Conselheiros a medalha "Fundação Osorio"criada para marcar tão importante acontecimento, lembrando-lhes eles constituem o grupo pioneiro homenageado com essa distinção e serão eles que ajudarão a escola a condecorar outros amigos e parceiros no dia 1º de junho.

 




FO rodape1Fundacao rodape2Osorio rodape3Rio de Janeiro rodape4RJ rodape5